Analytics

Analytics

Na última década, empresas e organizações vem adotando cada vez mais soluções avançadas para gerenciar seus negócios, lucros e garantir competitividade no seu setor. As soluções mais implementadas hoje são as ferramentas de inteligência de negócios (BI) e as ferramentas de análise de negócios (BA). A dúvidas mais frequentes é qual a diferença entre BI e BA. BI visa fornecer informações para melhorar as operações de negócio. BA é usado para analisar dados, mas com a intenção de prever tendências de negócios.

Business Intelligence
BI é usado para manter e otimizar as operações atuais do seu negócio. Os sistemas de inteligência referem-se a tecnologias, aplicativos e práticas de coleta, integração, análise e apresentação de informações de negócios. O objetivo do BI é a partir dos dados coletados oferecer suporte na tomada de decisões visando aumentar a produtividade organizacional. Usando as ferramentas certas como painéis em tempo real, é possivel gerar relatórios que contêm dados relevantes e acionáveis.

Os relatórios gerados são resumos informativos que tem como objetivo monitorar o desempenho das áreas de uma empresa. Já o analytics tem como objetivo extrair insights significativos que para entender e melhorar o desempenho dos negócios.
Para facilitar, os relatórios apresentam os dados e os recursos de análise interpretam esse dados. Tanto um quanto outro são de extrema importância. Além de facilitar, essas ferramentas servem também para identificar áreas fracas e fornecer maneiras de solucionar os problemas. Para que um sistema de inteligência de negócios possa funcionar perfeitamente é preciso de um recurso de integração ágil.

As ferramentas mais conhecidas são: QlikView, SAP BusinessObjects, Mircrosoft Power BI, IBM Cognos e Microstrategy.