Outsourcing

Outsourcing

Cada vez mais popularizado devido ao crescimento e necessidades das empresas a terceirização dentro do mercado nacional não é facilmente encontrado. Esse termo ainda é bem obscuro e com uma conotação negativa, geralmente relacionado a "transferência" dos empregos dentro dos EUA para empresas estrangeiras. “Tornou-se sinônimo de irresponsabilidade corporativa, mas a terceirização também oferece empregos e programas comunitários [sic] ”, conforme argumentado por Paul Klein, do Guardian. Deixando de forma simples, outsourcing é a terceirização de mão de obra nacional para um fornecedor estrangeiro. Usado frequentemente em indústrias onde há escassez de mão de obra.

Por que outsourcing?
No geral, as empresas costumam terceirizar para reduzir as despesas gerais para produzir um produto, aumentando as margens de lucro. Atualmente no mundo sabemos que a mesma quantidade de trabalho realizado possui valores diferentes, a exemplo china, que tem hoje a menor hora paga por funcionário. Segundo Brandon Gaille, o principal motivo da terceirização foi a redução dos custos operacionais.

Como outsourcing funciona?
Outsourcing é a prática onde uma companhia contrata outra ou um individuo para prestar serviços. Do ponto de vista tecnológico, desenvolvedores de software e profissionais de TI são contratados por agencias para facilitar empresas encontrarem profissionais qualificados para executarem seus projetos. Outsourcing pode ser uma estratégia muito útil quando o assunto é lucro e produtividade.